Campeão do mundo em 2010, da Eurocopa de 2012 e eleito o melhor técnico de 2012 em eleição promovida pela Fifa, o espanhol Vicente Del Bosque, de 62 anos, afirmou ao jornal esportivo "Marca" que vai deixar o comando da seleção de seu país depois da Copa de 2014, no Brasil. Seu plano é continuar ligado à Federação Espanhola de Futebol, como embaixador da Fúria pelo mundo.
- Minha última responsabilidade como treinador da Espanha será no Mundial do Brasil. Depois, quem sabe poderia seguir ligado à Federação Espanhola, cumprindo funções representativas, viajando pelo mundo para representar nosso futebol - disse Del Bosque ao jornal esportivo "Marca".
O plano do técnico põe fim às pretensões da federação de renovar seu contrato. Com Del Bosque no comando, a Fúria venceu 58 das 70 partidas desde 2008, quando o técnico assumiu o cargo. Antes, entre 2000 e 2002, tinha sido bi da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol e conquistado o Mundial de Interclubes à frente do Real Madrid.
- Temos uma identidade própria, além do Barcelona, porque contamos com uma divisão equilibrada entre as posições com os jogadores do Real Madrid. Ainda temos os que atuam em outras Ligas, como o Campeonato Inglês - disse Del Bosque à agência argentina Télam.
Del Bosque também mostrou preocupação com os resultados de Barcelona e Real Madrid diante de Bayern de Munique e Borussia Dortmund nos jogos de ida pelas semifinais da Champions - o time catalão foi goleado por 4 a 0, e os merengues perderam por 4 a 1. Além disso, afirmou que o futebol vem se equilibrando cada vez mais nos últimos anos.
- Os alemães acrescentaram a sua tradicional potência o domínio da posse de bola, o que se vê no Bayern e Borussia. Isso converte a seleção deles a grande candidata a ganhar o próximo Mundial. Os ciclos vão se cumprindo, e o futebol se emparelha a nível mundial. Por isso, a Finlândia nos complicou - disse Del Bosque, referindo-se ao empate da Fúria com a seleção nórdica por 1 a 1, em Gijón, em março, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.
O próximo compromisso de Del Bosque à frente da Espanha é a Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho, no Brasil. O técnico anunciará a lista de convocados da Fúria no dia 27 de maio.
0 comentários:
Postar um comentário