Na última quarta-feira o Barcelona viu a chance de chegar à decisão da Liga dos Campeões escorrer pelo ralo. No entanto, se um sonho acabou, o outro está muito próximo de se tornar realidade. Neste domingo, em um jogo complicado, o clube catalão derrotou o Bétis por 4 a 2 e está a uma vitória de conquistar o Campeonato Espanhol.
O jogo foi difícil, e o Barcelona, por duas oportunidades, esteve atrás no placar. Coube ao técnico Tito Vilanova usar a solução que não teve diante do Bayern de Munique, na última quarta: Lionel Messi. O argentino, que começou no banco de reservas, precisou de apenas três minutos em campo para virar o jogo. Em pouco mais de 30 minutos, ainda marcou o segundo e carimbou o travessão. Sanchéz e Villa também marcaram para o Barça, enquanto Pabón e Rubén Perez descontaram para o Béstis.
A vitória deixa o Barcelona na boa. A três rodadas do fim do Campeonato Espanhol, a vantagem para o segundo colocado Real Madrid é de 11 pontos (88 a 77). Um resultado positivo diante o Atlético de Madri, no próximo domingo, no Vicente Calderón, assegura a conquista para os catalães.
Apesar da derrota, o Bétis segue vivo na briga por uma vaga na Liga Europa. Na sétima colocação, com 49 pontos, está a três do Málaga (6º). No próximo domingo, o time recebe o vice-lanterna Celta de Vigo, no Benito Villamarim.
Barça sofre sem Messi
Recuperando-se de uma lesão na coxa direita, Lionel Messi, mais uma vez, começou no banco de reservas. A cena vem se tornando uma constante, uma vez que, desde 2 de abril, quando sentiu o problema pela primeira vez em um jogo contra o PSG, o argentino seguidamente tem iniciado entre os reservas.
Sem seu principal jogador desde o início, o Barcelona entrou em campo com a missão de vencer para esquecer a vergonhosa eliminação para o Bayern de Munique na Liga dos Campeões - quando sofreu sete gols e marcar nenhum, nos dois jogos das semifinais -e se aproximar ainda mais do eminente título espanhol.
A diferença de 36 pontos na tabela e um Camp Nou lotado davam a entender que que a meta seria atingida com facilidade, mas não foi bem assim que o jogo se desenrolou. Logo no primeiro minuto, uma bobeira do goleiro José Pinto colocou os visitantes na frente. O arqueiro do time catalão saiu jogando errado, Pabón foi lançado na esquerda e chutou cruzado para fazer 1 a 0.
Apesar do susto, o gol não intimidou o Barcelona, que chegou ao empate sete minutos depois. Melhor do time catalão no primeiro tempo, Tello levou ao fundo e cruzou na medida para Alexis Sánchez empatar de cabeça.
Villa: show de gols... perdidos
O rápido empate colocou o Barcelona novamente no jogo, e a virada parecia questão de tempo. Oportunidades para isso não faltaram. Azar, que a maioria delas caiu nos pés de David Villa, em uma noite pouco inspirada. As chances foram aparecendo, mas o camisa 7 as foi desperdiçando. Somente na primeira etapa, o espanhol teve pelo menos cinco lances sozinho com o goleiro, mas, com a pontaria arriada, não conseguiu marcar. Mérito também para Adrían, que operou alguns milagres.
Já no fim do primeiro tempo, as chances desperdiçadas por Villa custaram caro. Em um lance, a princípio, despretensioso, Rubén Perez recebe na intermediário e soltou o pé. A bola foi no ângulo: 2 a 1.
Messi entra e decide
Na volta do intervalo, David Villa teve a oportunidade de se redimir. Justamente quando a torcida ensaiava as primeiras vaiais, e o camisa 7 era o principal alvo, o atacante aproveitou cruzamento na medida de Daniel Alves e, de cabeça, empatou a partida.
Ao deixar o campo no minuto seguinte, Villa ouviu aplausos, ao contrário das vaias que já o perseguiam. Apesar da saudação para o espanhol, a torcida vibrou mesmo foi com seu substituto: Lionel Messi entrou em campo aos 11 do segundo tempo e precisou de apenas três minutos para mudar a história da partida. Aos 14, em seu primeiro toque na bola, acertou uma cobrança de falta primorosa no ângulo e virou a partida: 3 a 2.
Os momentos seguintes foram todos do camisa 10. Aos 23, em nova cobrança de falta, ele carimbou o travessão. Dois minutos depois, mais um golaço, em bonita jogada coletiva do Barcelona. O próprio Messi tocou para Iniesta, que, de letra, achou Sanchéz livre na área. O chileno devolveu na medida para o argentino, que marcou seu 46º gol no campeonato. Ele agora tem três jogos para superar o seu próprio recorde, realizado na temproada passada, de 50 bolas na rede em uma única edição na Liga. Alguém duvida?
0 comentários:
Postar um comentário