O Vitória faz um início de Campeonato Brasileiro animador. Com três triunfos, um empate e uma derrota, o Leão chega ao fim da 5ª rodada na vice-liderança da competição, com 10 pontos ganhos e aproveitamento de 66,7 %. Desde que a competição passou a ser disputada no sistema de pontos corridos, no ano de 2003, essa é a segunda melhor campanha do Rubro-Negro baiano - perde apenas para o bom começo de 2004.
Apesar de ter conquistado o estadual sem qualquer dificuldade, o Vitória estreou na Série A sob o olhar desconfiado dos que questionam a fragilidade técnica do Campeonato Baiano, principalmente se comparado a uma competição de alto nível como é o Brasileirão. No entanto, os jogadores do Leão não encaram o bom desempenho da equipe com surpresa.
Para o goleiro Deola, que se recupera de uma lesão no punho e só deve voltar aos gramados em agosto, o grupo está dando uma resposta aos mais críticos dentro de campo .
– Vencemos o estadual de forma inquestionável, mas ainda duvidavam da gente. Diziam: "Estão vencendo no Baiano, quero ver no Brasileirão". O resultado está aí. O Vitória provou que é forte – brada o goleiro.
Campanhas separadas pelo saldo de gols
A campanha de 2013, até a 5ª rodada da Série A, é quase idêntica à de 2004. Após golear o Flamengo por 5 a 1 no Barradão, o Vitória fechava a 5ª rodada com os mesmos dez pontos e 66,7% de aproveitamento que detém agora, com igual número de vitórias, triunfos e empates. A diferença está no saldo de gols: naquela oportunidade, o Leão marcou 16 vezes e sofreu apenas seis.
Só que o desfecho daquele filme nenhum rubro-negro quer ver se repetir. Na sequência da competição, a equipe caiu vertiginosamente de rendimento e, após ser derrotada pela Ponte Preta, por 2 a 1, acabou rebaixada em pleno Estádio Manoel Barradas.
O Vitória ainda figurou entre os dez primeiros colocados em duas outras edições do Brasileirão. De volta à Primeira Divisão após passagens pelas Séries B e C, o time iniciou o campeonato de 2008 de maneira promissora. Em cinco partidas, foram dois triunfos, duas derrotas e um empate, que garantiram ao Leão da Barra a 8ª posição na tabela. Ao fim daquela temporada, o Rubro-Negro fechou a participação na Série A na 10ª posição, com 52 pontos.
No ano de 2009, o início de campeonato do Leão foi ainda melhor. Ao fim da 5ª rodada, o clube chegava ao 3º lugar com 3 vitórias, duas derrotas e aproveitamento de 60%. Ao final do Brasileiro, porém, a posição na tabela não foi das melhores. Com 48 pontos conquistados, o Vitória foi o 13º colocado.
Voos altos
Nos cinco jogos que fez no Brasileirão 2013, o time do técnico Caio Junior marcou dez gols e sofreu cinco, acumulando saldo positivo de cinco gols. Com média de dois gols por partida, o Leão tem o artilheiro do Brasileirão, Maxi Biancucchi, que balançou as redes adversárias em quatro oportunidades. O argentino é um dos principais destaques do campeonato e divide o posto de maior do torneio goleador com Fernandão, do Bahia, e Éderson, do Atlético-PR.
Se para alguns a pausa de um mês da Série A vai prejudicar os times em ascendência, como o Vitória, para o zagueiro Gabriel Paulista, o pequeno recesso fará com que o time volte ainda mais forte.
– Provamos que temos condições de realizar uma ótima campanha neste difícil Campeonato Brasileiro. Estamos mantendo a regularidade em nossas apresentações e conquistando resultados importantíssimos diante de grandes adversários. Vamos voltar ainda mais fortes – avalia o defensor.
O clima é de confiança também na alta cúpula do clube. Presidente do Vitória, Alexi Portela projeta voos altos e acredita que o clube vai fazer um dos melhores campeonatos da história.
– Acredito que temos tudo para fazer um grande campeonato, um dos melhores da história do clube, pois estamos preparados para isso. Temos um grupo forte, coeso e comprometido, além de tecnicamente muito bom – projeta o mandatário rubro-negro.
0 comentários:
Postar um comentário