Na expectativa por recepcionar Neymar na próxima segunda-feira, o Barcelona alcançou seu último objetivo na temporada. Mesmo sem Messi, ainda em recuperação de lesão e liberado para defender a seleção argentina nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 na semana que vem, goleou o Málaga por 4 a 1 neste sábado, no Camp Nou, na última rodada do Campeonato Espanhol, e encerrou a campanha do título com 100 pontos, igualando o recorde do rival Real Madrid na conquista da última temporada. Villa, Fábregas, Montoya e Iniesta marcaram para o time catalão. Morales descontou para os visitantes. Depois da partida, o clube fez uma bela homenagem ao francês Abidal, de saída da equipe após superar um câncer no fígado e voltar a jogar.
O Málaga garantiu no campo sua vaga na próxima Liga Europa, terminando em sexto lugar com 57 pontos. Ficou a um de igualar a melhor campanha de sua história no Espanhol, da temporada passada.
Além do recorde de pontos, o Barcelona atingiu outra marca importante. Chegou aos 115 gols, superando em um seu rendimento no Espanhol da última temporada. O desempenho no primeiro ano de Tito Vilanova à frente do time é superior às melhores performances da equipe na competição com Guardiola no comando (99 pontos, em 2009/10, e os 114 gols de 2011/12).
Três gols em 15 minutos decidem a partida
A superioridade do Barcelona foi tanta que nem parecia que do outro lado estavam os quadrifinalistas da Liga dos Campeões da Europa, sexto colocados do Espanhol. O time catalão abriu o placar logo no início da partida. Aos três minutos, Iniesta lançou do meio entre os zagueiros, Pedro entrou na área e tocou para Villa completar sem goleiro.
A pressão continuou e, aos 13, Fábregas ampliou num golaço. Saiu da ponta esquerda até o meio, passando como quis pelo zagueiro Lugano e o brasileiro Wellinton, tabelou com Iniesta e chutou sem defesa. Pouco depois do reinício, o Barcelona chegou à confortável vantagem de 3 a 0. Aos 15, Montoya pegou de primeira rebote de escanteio e ampliou.
O Málaga tentou reagir no segundo tempo. Mas sofreu o quarto gol logo depois de quase marcar o primeiro, com Júlio Baptista perdendo diante do goleiro aos cinco. No contra-ataque, Iniesta chutou colocado de antes da meia-lua e acertou o canto, outro golaço do Barcelona.
Com 4 a 0, restou ao Málaga buscar o gol de honra. E quase conseguiu logo depois. Isco chutou perto da trave, aos oito. Confortável com a vantagem no placar, Tito Vilanova resolveu dar, enfim, merecido descanso a Iniesta e o substituiu pelo brasileiro naturalizado espanhol Thiago Alcântara.
O Málaga conseguiu diminuir o vexame aos 11. Morales pegou de primeira cruzamento da direita dentro da área, sem defesa para Pinto. Até o fim, ainda deu tempo do brasileiro Júlio Baptista quase deixar o seu também. Num dos lances mais bonitos, aos 33, arriscou da intermediária, mas Pinto tirou o gol certo com a ponta dos dedos. Na cobrança de escanteio, o goleiro voltou a salvar na conclusão do brasileiro no canto.
Homenagem a Abidal depois do jogo
Deu também para o Barcelona homenagear Abidal, de saída do clube. O francês entrou em campo aos 31 minutos, no lugar de Piqué, sendo ovacionado pela torcida catalã. Depois do apito final, os jogadores vestiram camisas com agradecimento especial ao jogador: "Merci, Abidal" (Obrigado, Abidal, em francês). Em seguida, 22 crianças entraram no gramado para a cerimônia, em alusão ao número de títulos espanhóis do clube e à camisa do defensor.
- Hoje é um dia que não se esquecerá. Tem sido um exemplo de compromisso e profissionalismo no campo e fora dele. Sua força está na força de nossa equipe e dos seus companheiros.Faz parte do melhor Barça da história. Por tudo isso te agradecemos. A Liga número 22 da história do clube, o 22 de suas costas. Uma Liga que será lembrada como a de Tito e Abidal - disse o locutor do estádio, em referência à luta do francês contra o câncer no fígado e tratamento do técnico Tito Vilanova por causa de um tumor na glândula parótida.
Acompanhado de seus filhos enquanto imagens suas em jogos do Barcelona passavam no telão, Abidal agradeceu a homenagem.
- Da parte da minha família, quero dar graças por todo o apoio que tivemos nesses seis anos. Foram espetaculares. Muito obrigado aos catalães. Vocês são parte de nossa família - disse Abidal.
0 comentários:
Postar um comentário